quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Kanon Essay PT-BR

Demorei anos pra conseguir comentar sobre esse assunto, e mais anos ainda pra conseguir falar detalhadamente sobre ele.

É uma coisa muito pessoal porque eu sempre quis ser idol e ver alguém não só com o mesmo tipo físico mas mesmo tipo de personalidade que eu em um grupo que eu admirava era como um sonho realizado, então sofri tanto quanto a própria Kanon em sua jornada dentro do grupo, e como resultado, ao invés de ficar devastada, dei graças a Deus quando ela anunciou sua graduação.

E eu evitei ao máximo falar extensivamente sobre esse assunto por dois motivos: 

1º - Gordofobia. É um assunto que mesmo em 2022 é extremamente polêmico e me dá medo. Eu tenho 27 anos, faço 28 no fim do ano e passei por uma jornada não apenas longa mas completamente bizarra e não-linear pra começar a aceitar que meu tipo físico é natural. Apenas aos 25 anos eu abri um blog pra falar abertamente do assunto. Por causa disso, esse artigo tem inúmeras referências não a Kanon em si, mas pessoas como ela.

2º - O fato de que ela é minha kamioshi. Eu não queria ver pessoas me acusando de favoritismo e dizendo que só escrevi tudo isso por ser fã dela. Também não sei lidar direito com pessoas me julgando no sentido de querer brigar comigo e apesar de referências serem de fato importantes, não tenho paciência pra pessoas que negam completamente o que você diz ao invés de dar o benefício da dúvida só porque naquela hora você não tem uma referência ou tal referência, como inúmeras coisas da internet, foi deletada.

Enfim, iremos ao artigo.

O quão maldoso e hipócrita o ser humano pode ser? Não existe outra forma de começar este ensaio senão fazendo essa pergunta.

Uma pessoa de 12 anos (não faço distinção de sexo nesse assunto) tem o sonho de fazer parte do grupo musical do qual ela tanto gosta, e pra isso, decide mudar o corpo com o qual ela nasceu pra poder fazer as audições. Isso funciona tão bem que ela passa todas as etapas da audição e entra no grupo. Eu me pergunto: quem decidiu que ela devia perder peso pra poder tentar entrar no grupo? Os adultos a sua volta, ou ela já tinha consciência disso mesmo sendo tão nova? Muito provavelmente os dois, que são igualmente preocupantes.

Enfim... Ela entrou no grupo como uma enorme promessa. Todos a elogiavam por sua inovação (ela fez uma esquete de comédia nas audições) e seu potencial, já que ela era bonita, extremamente carismática e tinha uma ótima voz. Essa pessoa se chama Kanon Suzuki, ex-membro do grupo idol Morning Musume. e da Hello! Project.

Até ai, por incrível que pareça, tudo bem. O problema é que, talvez por idealismo, ela achou que não tinha problema em ser ela mesma, e com isso retomou seu corpo original. Ninguém sabia disso, então, todos começaram a se preocupar achando que podia ser algum problema de saúde, mas o problema verdadeiro começou quando ela disse que seu corpo simplesmente era assim de nascença. Sua gravadora começou o tratamento clássico pra membros de grupos como ela: colocá-la sempre no canto do canto das fotos (um exemplo perfeito) e vestí-la diferente dos outros membros pra disfarçar mas mudando a roupa de alguns membros junto pra fingir que aquilo era normal e independente de seu corpo. O caos no fandom também começou. Não apenas piadinhas nojentas, mas teorias conspiratórias pra justificar porque seu corpo era assim e uma negação digna de Terraplanistas: 

- "É a puberdade!" (?)
- "Garotas normais são assim! Ela não é gorda!" (??)
- "Só estamos preocupados com a sua saúde!" (???)
- "Por que todos são tão crueis? Ela não é e nunca foi gorda!" (????)
- "Nós, como seus fãs, estamos preocupados e pensando em dizer a ela pessoalmente pra perder peso de novo." (?????)

Nessa época, uma vez, naqueles blogs de confissões do Tumblr, eu mandei uma comentando que se um membro de outro grupo era gorda e center, ela podia ser também. As reações foram exatamente as esperadas de absolutamente todo mundo. Foi tão tenso que se fosse hoje em dia no Twitter, não duvido muito que teriam feito doxing comigo ou que todos teriam me bloqueado.

Todos sempre dizem que não tem preconceito com pessoas gordas ou que só estão preocupados com sua saúde, mas riram dessa menina, a chamavam de baranga, diziam que era preguiçosa e comia demais apesar de ela comer normalmente e não só ser atlética, mas trabalhar fazendo esforço físico literalmente 300 dias por ano. Porque ser gordo não é natural.

A coisa começou a ficar doentia, não importa o quanto ela se esforçasse. Ela tentou aguentar a pressão, e só Deus sabe o quanto se esforçou pra isso, mas não funcionou. Não apenas membros do grupo não gostavam disso como seus empregadores ficaram absolutamente possessos com a situação. Afinal, como uma gorda conseguiu se infiltrar ali?

Vamos nos lembrar de um fato: não bastando a gordofobia clássica, ela estava em um dos mais antigos e maiores grupos de todos os tempos do seu país, e ele estava começando a se tornar relevante de novo após uma longa era glacial. Os tempos ao redor do mundo estavam começando a se modernizar, mas sua empresa não, então, ao invés de torná-la algo positivo é óbvio que a deram duas opções: ou emagrece ou vaza.

Começou então a campanha "Let's make Zukki grea- thin again!". Em uma das últimas edições do programa de rádio de Sayumi Michishige, um membro muito importante do grupo que estava se graduando (e fez bullying descarado com ela poucos meses antes), os assuntos foram as bobagens de sempre, como o programa que iria substituir o atual era um programa só da Kanon e... Forçá-la a prometer que iria se esforçar pra perder peso. Nem preciso dizer que isso recebeu apoio dos fãs, que sugeriram isso pra ela. Pessoas gordas sabem bem como a esmagadora maioria dos médicos são sádicos conosco (um exemplo), e após uma lesão em um treino de dança ser culpado não pelas famosas coreografias muito difíceis do grupo e sim por seu "excesso de peso," não teve por onde, ela aceitou a culpa e o desafio de voltar ao peso de quando ela entrou no grupo - mesmo isso sendo insano a começar pelo fato de que seu corpo havia mudado devido ao fato de que ela estava mais velha, já que entrou com 12 anos e agora tinha de 16 pra 17... Nessa hora literalmente ninguém tocou de novo no assunto da puberdade.

E então, o que aconteceu? Pois é, adivinhou. Ela virou notícia no país, todos a amavam de verdade, e ela foi promovida no seu grupo... Mesmo sua aparência estando assim. Incrível! Definitivamente a aparência de uma pessoa saudável, né?

Todos diziam que sua rotina era normal, mas todo gordo que fez regime que se preze sabe que se você perde seu peso normal, é impossível manter o peso perdido sem literalmente quase se matar. Após ser tão elogiada, promovida e ficar doente, ela percebeu seu erro e, novamente, como todo gordo que se preza sabe, quando você para de perder peso, ele pode voltar em dobro antes de acentar, e foi o que aconteceu com ela. Após uma discussão com seu agente, ela finalmente tomou a decisão de sair do grupo.

Ela decidiu sair do grupo, mas é óbvio que absolutamente ninguém podia saber o motivo. O que ela fez? Pegou um sonho antigo de infância e disse que era essa a razão de sua saída, e a coitada estava tão perdida que realmente tentou seguir esse sonho, mas desistiu porque não aguentava as pessoas olhando pra ela já que ela era a gorda, ex-membro daquele grupo extremamente famoso do seu país durante um dos seus auges. Ah, e detalhe: quem confirmou que ela saiu do grupo por causa de problemas com o peso foi o mesmo ex-membro que fez bullying publicamente com ela (no mínimo) duas vezes sobre isso... Pensem em como meu sangue ferveu. Só não literalmente atirei meu computador pela janela por ele ser caro demais.

Sua graduação foi linda, afinal, foi decisão dela, não foi? Não é como se seus conhecidos, seu grupo, seus superiores, um fandom inteiro, toda a mídia e pessoas que ela nunca nem vai conhecer tivessem feito ela se sentir estúpida e miserável por ter feito tudo aquilo. E a melhor parte? O fandom internacional a elegeu dois anos antes como o segundo membro mais popular do grupo. O mesmo fandom que a humilhava diariamente e dizia que "neura com o peso é bizarrice de Japoronga, aquele povo louco e idiota igual os outros Asiáticos" como se eles nunca tivessem tido acesso a mídia de seus próprios países.

Hoje em dia ela decidiu se assumir. Abriu um restaurante recentemente (porque sempre gostou de cozinhar), além de ter um canal de culinária e um de covers. Obviamente nada disso é oficialmente confirmado, mas apesar de confirmações serem sempre boas, até que ponto algo ser oficialmente confirmado é importante ou não? Afinal, oficialmente ela se graduou por vontade própria. Só espero que ela esteja fisicamente bem.

Como o grupo teria se saído se eles tivessem tirado vantagem da situação e a usado como uma ferramenta pra sua tão auto-denominada "capacidade de mudar e se adaptar aos tempos?" Vai ser sempre um mistério.