domingo, 14 de maio de 2023

Review: Falco - Falco 3

Tirem os menores da sala e vamos começar não apenas uma viagem pelo mundo mas por um dos melhores álbuns da década de 1980.

Sabe, a minha vida inteira eu fui conhecida por ser ridiculamente fresca tanto com comida quanto com música, então, eu sei que soa prepotente, mas podem confiar quando eu digo que esse álbum é um dos melhores não só da sua década mas como de todos os tempos. É sério, não existe nenhuma faixa mais ou menos aqui. É um dos poucos álbuns que me faz sentir muito forte que até a pessoa responsável pela faxina do estúdio acreditava que aquele seria um trabalho incrível. "Einzelhaft" me faz sentir o mesmo, mas são dois álbuns completamente diferentes.

O álbum é mais conhecido pela primeira faixa, "Rock Me Amadeus", inspirada no filme que saiu no ano anterior e que em nível de qualidade não deixa nada a desejar pro filme.

O álbum segue com uma música que tem um dos meus clichês favoritos de músicas antigas: solos de gaita. "America" é uma música que me deixa alegre sem motivo. Logo após tem "Tango the Night". Eu não costumo gostar de músicas com o tema de Tango, mas essa é interessante.

Também tem "aquela que não se deve nomear". Se você se esquecer completamente do tema, é uma boa música, simplesmente porque todas no álbum são. Mas, pelo menos, por sorte, não é uma das melhores, então não preciso me culpar por colocar ela nessa parte da resenha. Não me lembro com que frequência o clipe passava, mas infelizmente tinha rotatividade o suficiente pra eu me lembrar dele.

"Vienna Calling" é uma das mais interessantes do álbum porque ao mesmo tempo em que o arranjo tenta ser diferente e meio sofisticado, a parte cantada é bem chiclete e várias vezes eu me pego ou com ela na cabeça ou cantarolando o refrão. O fato de que a música abre com uma introdução de "Danúbio Azul" é simplesmente óbvio e genial. Esse era um clipe que passava bastante e que revendo hoje em dia se tornou um dos meus favoritos.

"Männer des Westens (Any Kind of Land)" é uma das minhas favoritas de todos os tempos e uma que resume muito bem parte do estilo musical dos anos 1980. "Nothing Sweeter Than Arabia" é outra das minhas favoritas de todos os tempos e que merecia mais reconhecimento.

"Macho Macho" é, junto de "Männer des Westens", provavelmente as mais "normais" do álbum, mas essa também é efetiva da sua maneira. É um arranjo mais puxado pra Italo Disco e também é um bom exemplo da década, não sei como por tanto tempo não prestei mais atenção nela. Ela ajuda a enfatizar o caos que é o álbum, pois uma das faixas mais agitadas dele é seguida pela boa porém típica balada de encerramento, uma cover de "It's All Over Now, Baby Blue".

Melhores faixas: Rock Me Amadeus, America, Vienna Calling, Männer des Westens (Any Kind of Land), Nothing Sweeter Than Arabia, Macho Macho
Menções honrosas: Todas as outras