quinta-feira, 11 de maio de 2023

Review: SNSD - FOREVER 1

 Após longos, intermináveis, agonizantes cinco anos, finalmente um dos grupos mais importantes de todos os tempos retornou para comemorar seu incrível 15º aniversário.

Devido a várias circunstâncias, era previsível como as músicas seriam, mas ainda assim havia, pelo menos da minha parte, o receio de que não fosse um bom álbum. Por que digo tudo isso? Porque é óbvio que elas não iriam mudar completamente o estilo que as consagrou - ainda mais em um aniversário -, mas com a mania que as pessoas tem de obrigar artistas a "se renovarem pra poderem continuar relevantes" isso podia colocar tudo a perder.

Felizmente não foi esse o caso.

SNSD é um grupo que tem a tradição de ter álbuns relativamente experimentais ou no mínimo dividido entre dois alteregos - o bonitinho e o forte/sexy. Esse é um dos experimentais.

"FOREVER 1" não é uma faixa ruim, mas... É previsível. Eu não sei... A-sides no geral, pra qualquer artista, são quase sempre previsíveis, por isso nunca tenho expectativas ridiculamente altas pra elas. Pelo menos foi uma boa atualização do estilo delas.

"Villain" é muito quarta geração meio que no bom sentido, mas "You Better Run" é muito quarta geração no sentido pejorativo. "Seventeen" e "Freedom" seguem o mesmo estilo no sentido de serem mais sérias, mas são música dos anos 2000 que funcionam perfeitamente, "Seventeen" sendo fácil de achar que foi lançada em 2007 e "Freedom" sendo uma mistura boa do estilo de 2010 com o de 2020.

"Lucky Like That" e "Summer Night" são summer songs e a segunda levou o nome tão ao pé da letra que eu realmente me sinto dentro de um vídeo de Vaporwave. "Closer" e "Mood Lamp" são outras que me fazem visualizar um vídeo de Vaporwave, e "Closer" é uma excelente balada.

Eu podia ter colocado "Paper Plane" na parte de Vaporwave/summer songs, mas queria falar dela separadamente. Eu fiquei muito feliz com a escolha dela pra encerrar o álbum, pois é uma música delicada e de certa forma uma balada, mas não do tipo de fazer chorar (a não ser que você seja um SONE) ou do tipo que faz dormir como ocorre em muitos outros álbuns por ai. Inúmeros álbuns encerram com baladas sem nem se perguntar o motivo disso, mas nesse álbum isso fez total sentido.

Sinceramente, no começo fiquei extremamente dividida com o que senti com a atualização do estilo delas, mas depois de ouvir algumas vezes, considero este um bom álbum que não deixou nada a desejar como uma comemoração de uma data histórica do K-pop.

Melhores faixas: Lucky Like That, Seventeen, Summer Night, Paper Plane
Menções honrosas: FOREVER 1, Mood Lamp, Closer, Freedom