domingo, 14 de maio de 2023

Review: SUPER JUNIOR - TIMELESS

Até o momento em que escrevo isso, o grupo teve duas tentativas de se atualizar, essa sendo a primeira e a melhor.

Mas, a coisa é meio complicada. Esse é um bom álbum? Sim. Um bom álbum pra quarta geração? Definitivamente. Um dos melhores álbuns da discografia do SUPER JUNIOR? Definitivamente... Não.

Ele fica demais com um pé de cada lado. Aqui nós temos um álbum infinitamente mais atual do que o último, mas que ainda carrega o estilo do grupo. Com isso, eu precisei ouvir ele mais de uma vez até começar a gostar do conjunto da obra e não só de músicas isoladas.

Por causa dessa tentativa de atualização, algumas músicas são muito melhores do que outras. Por exemplo, pode ser, como sempre, só coisa da minha cabeça, mas eu ainda sonho com "Shadow" sendo usada como A-side porque eu consigo visualizar até um clipe pra ela. Mas ao invés disso tivemos uma música genérica da quarta geração, "2YA2YAO!", como A-side no repackage. Olha, não é a pior música do mundo, mesmo, mas segue demais a fórmula das músicas atuais, assim como "Rock Your Body". "Heads Up" me deixa numa situação complicada porque era pra essa ser mais uma genérica da quarta geração, mas foi tão bem feita que talvez seja uma das minhas favoritas do álbum.

Pelo menos a A-side do primeiro lançamento, "SUPER Clap", é uma das melhores A-sides do grupo e uma das minhas favoritas no geral justamente por ter muito da personalidade do grupo em tudo, não só no nome. "Skydive" é outra que eu amo e queria muito que tivesse um clipe, por mais simples que fosse... Não, na verdade, um clipe simples seria perfeito. "Game" é uma música que fica meio perdida porque ela é 100% como as músicas de lançamentos anteriores, o que nesse caso é um elogio. Acho que essas são umas das senão as mais no estilo original do grupo.

Sendo um álbum do SUPER JUNIOR baladas são obrigatórias, e "Somebody New" é uma das melhores e mais tristes do grupo. Falando em baladas, "Stay with Me" é a faixa Vaporwave obrigatória pra esse tipo de álbum, e é uma boa faixa. "I Think I" e "No Drama" são as obrigatórias faixas latinas.

"The Crown" é uma música de live mas não só por causa dos efeitos sonoros, mas porque ouvir ela em um live faz 100% de diferença. Continuando no tema live, "Show" não é uma das minhas favoritas, mas ironicamente é uma das que mais tem o estilo do grupo, e encerra bem o álbum.

É muito difícil dar uma opinião final pra esse álbum. Eu não consigo enxergar fãs do grupo tendo este como um favorito já que a mudança de som é radical, e muita gente abomina o som da quarta geração. Apesar disso, eu aconselho ouvir as melhores faixas, e acho que fãs da quarta geração podem detestar os outros álbuns do grupo, mas vão acabar gostando deste.

Melhores faixas: SUPER Clap, Skydive, Heads Up, Shadow, Game, Somebody New, Stay with Me
Menções honrosas: I Think I, 2YA2YAO!, Rock Your Body